Slow Down - Enjoy Nature

TAKE YOUR TIME
SLOW DOWN – ENJOY NATURE

Abrace o momento: chamada para abrandar
No ritmo frenético da vida, há um sussurro que nos incentiva a abrandar.
Pare um momento. A natureza é um lembrete gentil de que a beleza se revela quando fazemos uma pausa e observamos verdadeiramente.
Saia. Sinta o chão sob os seus pés e deixe o ar fresco encher os seus pulmões.
Ouça a orquestra chilreante de pássaros, ventos sussurrantes, e restolhar de folhas que convida a desligar-se do dia-a-dia.
Respire. Permita-se inalar verdadeiramente os aromas ao seu redor – os pinheiros, as flores frescas ou o cheiro a terra molhada depois da chuva. Cada respiração aproxima-o do coração do mundo que o rodeia.
Encontre um lugar para se sentar. Pode ser um banco no parque, um relvado ou sob os ramos de uma árvore. Feche os olhos por um momento e deixe o silêncio envolvê-lo. Sinta o sol aquecer o seu rosto ou a sombra fresca proporcionar-lhe descanso.
Enquanto se senta, observe os detalhes. As cores vibrantes de uma flor, os padrões intrincados de uma folha ou a forma como a luz do sol dança através dos galhos. Sem pressa. Não há necessidade de pressa; cada momento é um presente à espera para ser desembrulhado.
Reflita sobre a jornada da vida. O que lhe traz alegria? Que pensamentos ou ideias aguardam pela sua atenção? A natureza tem uma forma de limpar as nossas mentes e convidar a inspiração a florescer.
Envolva-se com o que o rodeia. Talvez possa observar uma borboleta a voar ou as nuvens a flutuar preguiçosamente no céu azul. Deixe esses momentos despertarem a sua imaginação. A natureza é uma tapeçaria de histórias e você faz parte dela.
Quando estiver pronto, levante-se e leve essa tranquilidade consigo. Ao regressar ao seu dia-a-dia, lembre-se que sempre poderá encontrar momentos de paz no abraço da natureza. Que isto seja um lembrete: abrandar, respirar e estar presente.
No final de contas, trata-se de conexão – com a terra, consigo mesmo e com a beleza que existe em cada momento fugaz. A natureza está sempre lá, a aguardar que reserve um momento para vê-la verdadeiramente.
Afaste-se da agitação. Respire profundamente. Sorria com frequência. Saboreie cada momento. E lembre-se: não se trata de ser perfeito, trata-se de estar presente.
Os nossos princípios
SLOW DOWN
TAKE YOUR TIME
Um convite para apreciar o momento presente. É fácil deixar-se levar pela agitação da vida quotidiana, mas reservar tempo para respirar, refletir e aproveitar a viagem pode trazer imensa alegria e clareza. Não tenha pressa, desfrute cada momento e experiencie a vida plenamente.
Abrandar permite-nos saborear experiências, apreciar as pequenas coisas e evitar a sensação de stresse ou ansiedade. Esteja presente. Aprecie a simplicidade. Encontre alegria em prazeres simples, uma chávena de café ou chocolate quente, um lindo pôr do sol ou um bom livro e não tenha medo de reservar tempo para si mesmo.
ENJOY NATURE
Conectar-se com a natureza traz inúmeros benefícios para o nosso bem-estar, incluindo redução do stresse, melhoria do humor e aumento da criatividade. Este princípio convida-nos a apreciar a beleza e a maravilha do mundo natural. Honre a intricada teia da vida e faça a sua parte para preservá-la para as gerações futuras.
Terra, O Nosso Lar
Responsabilidade universal
Desafios para o futuro
“(...) A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável juntamente todos os seus sistemas ecológicos, de uma rica variedade de plantas e animais, de solos férteis, de águas puras e de ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas (...).”
“(...) Devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com toda a comunidade terrestre bem como com a nossa comunidade local. Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um mundo no qual as dimensões local e global estão interligadas. Todos partilhamos a responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da
família humana (...).”
“(...) Temos o conhecimento e a tecnologia
necessários para abastecer a todos e reduzir os nossos impactos no meio ambiente. (...) Os
nossos desafios ambientais, económicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados, e juntos podemos
preparar soluções inclusivas (...).”
In Carta da Terra
